São Mateus - ES

Trabalho de Conclusão de Curso

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na graduação em Farmácia da UFES no campus de São Mateus (CEUNES) consiste na elaboração e execução de um projeto, sendo componente obrigatório para a obtenção da titulação.  É uma importante ferramenta utilizada na Universidade, pois através do incentivo à pesquisa, auxilia na formação de profissionais autônomos com capacidade de desenvolver pensamento crítico e reflexivo. Além disso, contribui para a vivência do aluno no mercado de trabalho.

O TCC é dividido em duas etapas: o TCC I que o aluno cursa durante o sétimo período do curso e corresponde ao processo de elaboração de um projeto; e o TCC II, disciplina do oitavo período, que consiste na execução e análise do projeto trabalhado no TCC I.  Durante este período, o graduando será orientado por um profissional de área de conhecimento específica àquela de seu projeto e relacionada ao curso de Farmácia.

APRESENTAÇÃO ORAL DO TRABALHO DE CURSO

O graduando deverá se submeter a um seminário de apresentação do Trabalho de Curso, aberto à comunidade universitária, como atividade obrigatória para obter o conceito necessário à conclusão da disciplina Seminário de Graduação em Farmácia. O tempo de apresentação oral será de, no máximo 30 (trinta) minutos. A metodologia utilizada na apresentação será de livre escolha do graduando e, durante a mesma, não será permitida nenhuma interrupção por parte do público presente.

Uma banca examinadora composta de três membros, previamente constituída, realizará a avaliação da exposição das atividades desenvolvidas pelo graduando. A banca será composta pelo orientador do graduando (presidente da sessão) e por mais dois membros, preferencialmente qualificados na área de estudo do trabalho, indicados pelo orientador. Ao final do relato do graduando, cada membro da banca terá o prazo máximo de 5 (cinco) minutos para suas considerações.

AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE CURSO

A avaliação levará em consideração as várias atividades realizadas pelo graduando, como apresentação do Plano do Trabalho de Curso, desenvolvimento das atividades previstas, redação de um trabalho final e sua apresentação oral.

A média final da disciplina será expressa por um valor numérico que será obtido através da seguinte expressão: MF = NO (0,5) + NR (0,5) onde, MF: média final; NO: nota do orientador e NR: nota da apresentação escrita e oral do Trabalho de Curso, determinada pela banca examinadora.

NORMAS DO TCC

PROJETOS DE TCC DESENVOLVIDOS POR ALUNOS DO CURSO DE FARMÁCIA

APRESENTAÇÕES DE TCCs

DOCUMENTOS QUE DEVEM SER IMPRESSOS E LEVADOS PARA O DIA DA APRESENTAÇÃO

Ficha de avaliação do orientador

Ficha de avaliação dos membros da banca

Ficha de avaliação da disciplina

Lista de presença

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900